CBV lança o edital do Programa de Apoio ao Atleta ‘Jornada das Estrelas’

Publicado em: 25 DE MAIO

CBV lança o edital do Programa de Apoio ao Atleta ‘Jornada das Estrelas’
Jornada das Estrelas (Créditos: CBV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 25.05.2021

No começo do mês de maio, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), instituição responsável pela modalidade no país, e a Unicesumar, uma das maiores instituições de ensino à distância do Brasil, anunciaram uma parceria com o objetivo de garantir aos atletas bolsas de estudo. Hoje, a CBV lança o edital para o Programa de Apoio ao Atleta nomeado ‘Jornada das Estrelas’.

As inscrições para o programa podem ser realizadas por meio do edital que entra no ar hoje no site da CBV e se encerram no dia 29 de junho. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas, sendo 12 para atletas do vôlei de quadra e 8 para atletas do vôlei de praia. O programa, que será iniciado no dia 16 de agosto, será dividido em duas partes: 

•    A primeira fase será voltada à orientação vocacional com o GEO (Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo - USP), supervisionado pela pesquisadora e professora Kátia Rúbio, autora do livro Destreinamento e Transição de Carreira no Esporte. Neste período, o atleta poderá escolher entre mais de 60 cursos de graduação e 700 pós-graduações, cursos livres e de aperfeiçoamento oferecidos pelo EAD Unicesumar.

•    A segunda parte do programa será voltada para a educação, com a realização das aulas. Os atletas participantes terão direito ao curso escolhido de graduação ou pós-graduação da universidade com início previsto para o primeiro semestre de 2022. A CBV pretende criar parcerias para que os atletas contemplados façam estágios e programas de experimentação.

O programa Jornada das Estrelas conta com a participação do GEO (Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo). A coordenadora do grupo, professora Kátia Rúbio, acredita muito na força desta proposta. “Fazemos pesquisas sobre esse tema há mais de dez anos e há uma tese de doutorado que está diretamente relacionada a este projeto. A importância dessa parceria é poder fazer uma pesquisa dentro da universidade, dentro do grupo de estudos, que é uma referência dos esportes brasileiros, e, mais que isso, a partir de uma situação real e não criada em laboratório, poder produzir conhecimento e uma intervenção que favoreça a vida futura aos atletas que estão fazendo transição de carreira”, afirma a professora. “É a melhor cena possível, uma situação real associada à pesquisa na universidade. Tenho convicção que a partir de estudos realizados em outros países sobre essa mesma questão, que teremos condição de orientar os atletas que estão buscando uma nova carreira com competência para administrar esse momento com autonomia para ter o mesmo sucesso nesta segunda carreira de quando atletas.”, completa.

Pensando que a mudança de carreira pode ser mais efetiva quando há suporte e preocupação dos times ou de instituições do esporte, a CBV tem como meta gerar cada vez mais oportunidades para os esportistas que são responsáveis pelo sucesso da modalidade no Brasil. Adriana Behar, ex-atleta de alto rendimento e atual CEO da CBV, afirma que lançar o Jornada das Estrelas é uma vitória para o Voleibol do Brasil. “O objetivo da CBV é auxiliar os atletas nessa transição, orientando sobre possíveis novas áreas de atuação e capacitando para que também alcancem o sucesso fora das quadras”, conclui. 

“Nós da Unicesumar acreditamos muito na educação contínua, no desenvolvimento de habilidades e até novas possibilidades. Cada vez mais as pessoas passam a ter duas, até três, carreiras ao longo da vida, essa é uma tendência. Os sonhos que muitas vezes ficaram em segundo plano em outro momento, passam a ser primeira opção. Assim como no esporte, em que cada fase precisa ser planejada, e as estratégias para vencer precisam ser desenvolvidas, a educação tem esse papel na formação e, consequentemente, na história de muitas pessoas. É uma honra fazer isso junto com a CBV”, reforça José Henrique Saviani, diretor de relações corporativas da EAD Unicesumar. 

O programa foi batizado como Jornadas das Estrelas em homenagem ao ‘Jornada nas Estrelas’, saque criado pelo jogador Bernard Rajzman na década de 80. O saque se tornou uma grande referência brasileira no voleibol mundial.

Sobre a CBV

A Confederação Brasileira de Voleibol é a entidade máxima do Voleibol e Voleibol de praia no Brasil. É responsável pela organização de campeonatos nacionais, como a Superliga, e administração das seleções nacionais. A entidade é filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro e à Confederação Sul-Americana de Voleibol.

Sobre a Unicesumar

Há 30 anos no mercado educacional, a Unicesumar vem transformando vidas pela educação através do aperfeiçoamento constante da sua qualidade de ensino e a ampliação de sua estrutura física e abrangência. Atualmente, possui mais de 300 mil alunos em seus mais de 700 polos de educação a distância por todo o Brasil, e em três polos internacionais, localizados em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Yokkaichi (Japão). No ensino presencial, conta com quatro campi, nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, todas no Estado do Paraná. O corpo docente é formado por mais de 800 professores, sendo 80% mestres e doutores, em sua maioria com vasta experiência de mercado. Pelo décimo ano consecutivo, a Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) em uma escala de avaliação de 1 a 5. Também conquistou nota máxima no Conceito Institucional, que avalia infraestrutura, funcionamento, corpo docente e administrativo e qualidade da educação, o que a coloca em posição de excelência em educação e entre os dez maiores grupos educacionais privados do país.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais